Relações Públicas:
Conceitos e Práticas

Relações Públicas Comunitárias
Via Lee Assessoria de Comunicação
INTEGRANTES

Barbara Almeida do Nascimento
Consultora de Comunicação

Karina Cruz
Gestão de Projetos

Gabriela Mari
Lona Loiola Paixão
Assessoria de Eventos

Lourdes Ingrid
de Jesus Ferreira
Relacionamento ao Cliente

Giullia Guardiola
Assessoria de Imprensa

Mayara Macedo Severino
Comunicação Institucional

Dhylan Soares Cardoso
Jornalista de Marcas
Missão
Estabelecer uma comunicação excelente entre as organizações e seus públicos.
Visão
Queremos nos tornar referência em comunicação, alcançando a confiança dos nossos clientes.
-
Integridade
-
Respeito
-
Ética
-
Excelênci
Valores

Perfil
Formado em Relações Públicas no ano de 2019 pela Universidade PUC de Campinas, Gabriel, 24 anos, na rede pública e foi morador da periferia. Ele conta que descobriu sua paixão pela área através de um curso técnico em Eventos no qual teve acesso através do programa PRONATEC do Governo Federal. Foi o primeiro de sua família a se formar na faculdade e carrega muito orgulho por essa conquista, sempre frisando a importância das ações sociais para que mais jovens da periferia possam chegar aonde ele chegou. Atualmente Gabriel está à frente da Ong Ação Gueto na função de presidente, onde ele desenvolve um trabalho de ação social conectando empresas e agentes públicos a causas em favor das minorias sociais. Para ele é de extrema importância aplicar os conhecimentos acadêmicos de Relações Públicas em seus trabalhos no Ação Gueto pois mostra a verdadeira essência da profissão, onde o objetivo principal é dar voz e protagonismo ao mais vulneráveis em nossa sociedade.
VISÃO SOBRE RELAÇÕES PÚBLICAS
Para Gabriel, a função de Relações Públicas na sociedade não se resume somente a criar conteúdo em redes sociais, apesar de ser uma grande tendência atualmente, e sim em trabalhar diretamente em prol das necessidades do povo no terceiro setor fazendo uma conexão justa entre agentes públicos e grupos minoritários, diminuindo cada vez mais as desigualdades sociais.
Durante a entrevista, Gabriel ainda disse que a profissão de Relações Públicas não é tão conhecida aqui no Brasil, o que acaba fazendo com que as empresas não considerem a importância na atuação do profissional da área, consequentemente, desviando os profissionais a funções não relacionadas com Relações Públicas. Essa desvalorização, para Gabriel, gera uma demanda muito pequena de vagas no mercado de trabalho, onde as mesmas, na maioria das vezes são preenchidas por profissionais de outras áreas.

Foto: Divulgação
A Ação Gueto também ajuda no combate a desigualdade social entre os estudantes e vestibulandos. Um caso marcante ocorreu quando Gabriel recebeu mensagens em seus Instagram vindas de estudantes da rede pública com o pedido de ajuda para a doação de computadores para que os mesmos pudessem estudar durante a pandemia e concorrer igualmente com estudantes de classe alta nos vestibulares do ENEM, Gabriel comenta: “não estamos apenas doando mantimentos, estamos devolvendo para aquela pessoa a esperança de sonhar”. Essa “foi a confirmação de que a profissão de relações públicas vai muito além do que o mercado quer, mostra que o terceiro setor e as ações sociais tem uma grande importância”, diz Gabriel.
Por essa razão, seu projeto em destaque vai para o prêmio Profissional R.P. de 2020, concedido pelo Conrerp – Conselho dos Profissionais de Relações Públicas – 2ª Região, onde concorreu com diversos profissionais importantes da área e ganhou a premiação pelo voto popular e de jurados. O diferencial do seu projeto, que o levou ao primeiro lugar, foi o uso de estratégias de Relações Públicas como ponte na comunicação interna entre as comunidades carentes e interessados. Para o futuro, Gabriel deseja atuar na política como profissional de Relações Públicas voltado para o terceiro setor, sobre isso diz: “eu respiro política, eu sonho com política e quero em algum momento da minha carreira atuar na parte de Relações Públicas, na esfera política, ou até na própria Secretaria de Comunicação do Estado ou do Governo Federal!”.
Em recado aos novos estudantes e recém-formados em Relações Públicas, ele aconselhou a buscar sempre mais inovação na carreira através de cursos livres e trabalhos voluntários, pois quanto mais experiências nesta área melhor será para o profissional e para os trabalhos que serão desenvolvidos em prol da sociedade.
UM PROJETO EM DESTAQUE
No início do ano de 2020, por conta da pandemia do novo Corona Vírus, ele se viu desempregado no mercado formal de trabalho e então resolveu colocar em prática seu projeto de ONG Ação Gueto, inaugurada em 04 de abril de 2020. O projeto começou com a intenção de levar cestas básicas, máscaras e produtos de higiene através de doações para comunidades carentes, mas após o grande sucesso com a arrecadação de donativos através de campanhas na internet ele junto a Ação Gueto perceberam que era possível fazer mais e então começaram a arrecadar roupas e cobertores para moradores de rua.

Foto: Divulgação
Gabriel Finamore
Relações Públicas Comunitárias
