top of page
puzzle-1765847_1920.jpg
Puzzle Comunications

Gamefication e Marketing

INTEGRANTES

DRIÃNI CARVALHO DE MORAES TRATADA.png

DRIÃNI CARVALHO

DE MORAES

Comunicação Interna

MARIANA MARCOLINO DOS SANTOS TRATADA.png

MARIANA MARCOLINO DOS SANTOS

HERBERTO SANTOS DE LIMA TRATADO.png

HERBERTO

SANTOS DE LIMA

Assessor de Imprensa

NATHÁLIA ARCANJO LEGRAZIE TRATADA.png

NATHÁLIA ARCANJO LEGRAZIE

WhatsApp Image 2021-08-05 at 18.42.30.jpeg

Lívia Silva

Coordenadora de Marketing

WhatsApp Image 2021-08-05 at 18.42_edited.jpg

Thaiane albuquerque

Gerente de Relacionamento

Design Digital

Gerente de Comunicação

Missão

Desenvolver estratégias de acordo com o
perfil do cliente a fim de solucionar
questões de diversas áreas das
organizações, alcançando sua
progressão e evolução. Estruturar
consultoria personalizada a cada cliente,
pensando desde seu planejamento à
execução, onde o foco seja o cliente
alcançar o máximo de sua performance,
engajamento e imagem.

Visão

Ser uma Assessoria estruturada,
pronta a atuar com os mais diversos perfis
de clientes, sempre contando com
profissionais capacitados para impulsionar
o melhor de empresas e pessoas. Ser
referência no mercado de Relações Públicas
ao se pensar em multifuncionalidade e
diversidade.

  • Responsabilidade

  • Comprometimento

  • Transparência

  • Ética

  • Inovação

  • Respeito à DIiversidade

Valores

Logo.png

Raffael Martins

Gamefication e Marketing

Perfil

VISÃO SOBRE RELAÇÕES PÚBLICAS

Para Raffael, conforme você vai descobrindo outras vertentes interligadas à área de Relações Públicas, áreas estas que talvez você nem imaginava, descobre que quanto mais nos aprofundamos, mais percebemos que mesmo com toda a bagagem não sabemos de tudo. A profissão e o campo de Relações Públicas são tão amplos que é muito importante explorar outras áreas, saindo do seu senso comum de estudo para que tenha uma visão mais macro do que é a profissão. É necessário continuar estudando, pois as Relações Públicas não são uma área inerte, estão sempre surgindo novas metodologias, técnicas e formas de se exercer a profissão, abrindo assim novos horizontes e caminhos aos profissionais.

A profissão tem extrema importância na área da comunicação, onde para Raffael, o engajamento faz toda a diferença no estreitamento das empresas com o público, onde um cliente engajado terá uma experiência e aproveitamento de maneira muito mais completa. Os insights e a experiência do RP em conjunto com outras áreas da comunicação trazem resultados excepcionais, onde o público consegue imergir numa experiência nova, diferente e moderna.

Em relação a Gameficação aplicada ao mercado de RP, Raffael nos dá exemplos de como as empresas utilizaram a visibilidade do Big Brother Brasil (Rede Globo) para divulgar não somente a marca, bem como produtos, trazendo as provas do programa para um ambiente virtual, o que trouxe um enorme engajamento do público com as empresas. Essa é só uma das maneiras de como as organizações podem utilizar a gameficação como forma de se comunicar com os clientes de uma maneira em que consigam fazer o público participar ativamente do processo de experiência com a marca ou produto.

UM PROJETO EM DESTAQUE

Ao relatar sobre os projetos de maiores destaque em sua carreira, Raffael conta que, por incrível que pareça, nenhum deles tem relação com a área de gameficação. Nos diz com grande entusiasmo quando conseguiu reverter a situação na baixada santista, principalmente na Universidade onde leciona ESAMC, onde o perfil são cada vez mais jovens desinteressados em cursar uma graduação, pois parece ser mais interessante a eles produzir conteúdo para a internet e ganhar dinheiro, do que ingressar no Ensino Superior, onde há uma visão de que as pessoas preferem entrar em uma universidade apenas para lucrar.

Dada essa situação, o entrevistado relata ter criado algumas ações que foram muito importantes para reverter este histórico. Entre 2018 e 2019, atuando então na gerência de marketing da universidade, realizou ações para atrair o público alvo.

Raffael Martins, 34 anos, MBA em Marketing Estratégico pela Unimonte, Mestre em Comunicação Pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Universitário desde 2012, tendo lecionado para mais de 1000 alunos.

Em suas próprias palavras: Entusiasta e Pesquisador de Jogos, Games e Cultura Geek, bem como Streamer e Criador de Conteúdo, além de Consultor nas Áreas de Gamefication e Marketing.

Possui experiência como Head of Social Media na Prefeitura do Guarujá além de ter atuado como Diretor de Relacionamento e Marketing na Agile Bank.

Atualmente, Raffael Martins é Conselheiro do Conrerp/2ª Região e Mestre e Professor na Universidade ESAMC no litoral sul paulista.

A primeira foi para identificar quem mais precisava, para isso foi necessária muita pesquisa estruturada. Com base nos relatórios dessas pesquisas, ele observou que o jovem que mais tem interesse em ingressar em uma universidade e realizar o sonho do curso superior, era o da escola pública, já que ele que havia uma grande expectativa em querer mudar a realidade inicial da vida e não via outros caminhos tão simples ou curtos. Raffael então, conseguiu criar uma política de desconto e de aproximação com alunos da rede pública, onde concederam à eles 50% de bolsa. Além disso, a taxa de desistência desse perfil de aluno era menor e a de adimplência maior, ou seja, foi feita uma grande análise de mercado financeiro para que fosse possível entrar com essa porcentagem de desconto e ao invés de diminuir o caixa, ganharam no aumento de alunos e com baixíssima taxa de desistência durante os anos dos cursos. Segundo ele, o mais interessante deste caso é a junção dos interesses da empresa com os interesses sociais e seus valores pessoais. Logo, isso gerou um aspecto positivo para a marca, sendo 2019 um ano complicado no Brasil no setor do ensino superior, mas que provocou um ótimo resultado à eles, conseguindo ser uma das únicas Instituições na baixada santista que obteve aumento na procura e não fechou nenhum de seus cursos.

Outro caso especial foi uma campanha de um vídeo publicitário, a despedida da Kombi. O automóvel precisaria deixar de ser fabricado por conta da mudança na legislação de trânsito, e não teria como adequá-la de acordo com a nova vigência. Então, a equipe realizou uma campanha onde narram “Os Últimos Desejos da Kombi", como se ela ganhasse vida e se tornasse uma pessoa em seus últimos momentos, deixando seu testamento à seus herdeiros. Para dar vida a Kombi, a voz de uma senhora idosa nos conta sua história, deixando em seu testamento coisas que lhe foram importantes.  Porém, para achar essas “coisas importantes”, procuraram pessoas que tinham um vínculo com o veículo. Por esta razão, foram até estúdios de tatuagem para encontrar pessoas que tatuaram o automóvel, já que provavelmente deveriam ter alguma história por trás. Por fim, a equipe deixou “heranças” para cada um daqueles que contaram as histórias, desde forminhas em formato de Kombi, uma calota autografada por um jogador famoso, entre outros tesouros para pessoas reais que tiveram suas vidas marcadas por uma Kombi.

projetoemdestaque.jpeg

Foto: Divulgação

Foto Perfil Raffael Martins.jpeg
bottom of page